terça-feira, 18 de agosto de 2009

Postagem de Relatório de Aula Prática

Postagem de Relatórios 9ºAno
Cada grupo deverá postar o relatório referente a aula prática realizada no dia 06/08/2009. A data limite para postagem é 23 de agosto de 2009.

8 comentários:

  1. Alunas: Vanessa Pereira Ronn
    Daiane Tonetta Neitzhe
    Pamela Gabrielly Silva Gnoatto
    Eliene Da Luz Cordeiro Vieira

    Relatório de Aula Prática

    Introdução

    Este relatório tem por objetivo explicar como foi feito alguns experimentos feitos em sala de aula com a ajuda do professor para sabermos um pouco como funciona a eletricidade.

    Procedimentos

    Bom, primeiramente o professor organizou os materiais na mesa.
    Na primeira vez que nos direcionamos a mesa ligamos o fio do motor no fio do gerador,ou seja no jacarézinho.Depois que ligamos a chave o motor não funcionou e o dos outros grupos sim, mas trocamos os fios e o motor começou a girar.
    Logo depois pegamos um multímetro(equipamento usado para medir voltagens) e o colocamos na função V200. Medimos na primeira vez que deu 04,9 e depois invertemos os fios que deu 05,0.
    Colocamos os fios do motor no jacarézinhos a mesma coisa mas em um transformador de 9Volts que começou a girar mais rápido.
    Na outra vez que nos direcionamos a mesa foi usado uma lampadazinha em vez do motor. A nossa funcionou mas a dos outros grupos estavam queimadas. Foi ligado o jacaré preto no fio vermelho e o jacaré vermelho no fio preto.
    Depois foi feito A mesma coisa só que com um coller, equipamento usado em computadores e ele começou a produzir vento.

    Considerações finais

    Nó do grupo concluimos que quanto maior a voltagem mais o equipamento podo funcionar ou queimar se a voltagem dele for baixa. E também tiramos uma base de como a eletricidade funciona.

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  2. 9º ano

    Alunos:
    Deborah Paula Miranda Oliveira
    Claudilene Bierhals
    Ronaldo Alves de Souza

    Relatório de aula pratica

    Introdução
    Veremos como momtar circuitos, os problemas que podem surgir e as soluções.

    Desenvolvimento
    Antes de tudo arrumamos o gerador,após isso momtamos o circuito ,o instrumento usado não ligou.Verifiquemos a chave,estava ligada mas o gerador não estava acionada a energia elétrica então acionamos o gerador a energia o que fez o instrumento ligar.
    Multimetro serve para fazer medidas elétricas
    Colocamos na funçao V/... 200,o resultado foi 04,9 e 05,0 voltz invertemos o fio e o resultado foi -04,9 e -05,o voltz.
    Montamos outro cicuito ligado no gerador com
    04,9voltz o motor girava de vagar, trocamos o gerador por um de 9 voltz o motor girava rapidamemte.
    OBS:Quanto maior a voltaguem maior a velosidade
    Agora montamos um circuito com leds,após o circuito montado ligamos o gerador mas as leds não ligou então invertemos os fios e as leds pegou.
    OBS:Os fios tem que estar nigativo com negativo e positivo com positivo para as leds funcionar.
    Montamos outro circuito com as leds acomteceu a mesma coisa,os fios estavam erados e as leds não ligou invertemos os fios e as leds funcionou normalmente.
    Montamos outro circuito agora com os cules,após montado o cule pegou mas se invertemos os fios os cules não ligara pois ficara negativo com positivo

    Considerações finais
    Vemos que os circuitos são faceis de fazer,mas surge alguns problemas e são faceis de resolver.Vimos tambem que os fios tem que estar iguais como negativo com negato.

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  3. 9º ano
    Alunos:
    Denize Araújo de almeida
    Letícia Vidal da Silva
    Bruna Ramos da Silva
    Renata Campos Yaoita


    Introdução:

    Neste trabalho iremos apresentar circuitos elétricos e seus problemas que ocorreram durante a montagem e as soluções que foram trabalhados em sala de aula.

    Procedimento:
    Aprendemos que quando separadas, as cargas elétricas de sinais opostos tendem a se unir na primeira oportunidade. Isso acontece porque, com a separação cada carga elétrica adiquire energia potencial capaz de movimentá-la, assim que houver oportunidade, basta liga-la com um condutor para movimenta-las.
    Os geradores de corrente contínua geralmente produzem baixas tensões, as pilhas geram entre 1 a 9 (v), as baterias geram entre 12 e 24(v).
    Primeiro circuito:
    No primeiro circuito há um motor e um gerador .
    Quando for ligar verificar as tomadas (a primeira vez que não funcionar deve ser que estava fora da tomada e a fonte desligada. Mas quando ligou eles funcionaram, o motor ficou rodando).
    Usamos o multimetro que serve para medir a energia.Mede várias funções de eletricidade e se mede a voltagem.
    Colocamos a função de corrente contínua a 200 (v)volts.
    Com as mesmas polaridades:
    -4,9 e -05,0 em variação
    Com polaridades diferentes:
    +04,9 .

    Segundo circuito: Neste circuito tem um gerador um motor e um interruptor.
    Após montarmos o circuito ligamos o interruptor onde o motor começou a gerar em uma fonte de 4,5(v).
    Depois ligamos um uma fonte de 9(v) onde o movimento é maior que o outro.

    Terceiro circuito:Neste circuito há um leds e um gerador.
    Montamos o circuito onde ele funcionou e percebemos que o leds só acende se as polaridades estiverem devidamente posicionadas.

    Quarto circuito:Neste circuito há um leds um interruptor e um gerador.
    Montamos o circuito e funcionou como o planejado e em outro grupo o circuito não funcionou.Então eles só iverteram os polos.
    Obs: Em nosso projeto o leds começou a esquetar devido o tempo em que estava ligado.

    Quinto circuito:Neste circuito há um gerador onde trocamos o leds por um coeler.
    Motamos o circuito e funcionou.

    Considerações finais:Se sobregarregar o circuito com muitos motores e um gerador de pouca potencia ele pode não funcionar e se o motor não funcionar eles deverão estar queimados, ou devemos trocar os fios de posição.

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  4. Alunas: Sara Caroline Seibert, Angélica Macedo, Elizabeth arruda, Carla Macedo e Michelle Costa de Freitas.
    Introdução: este trabalho foi realizado em sala de aula como aula pratica para os alunos aprenderem a manusear e como funcionam os fios motores e geradores elétricos.

    Relatório:
    1º atividade:
    Foram ligados os fios do motor com os do gerador, em primeiros momentos o motor não funcionou, ao verificar o problema descobrimos que era o fio que sai do gerador que estava fora da tomada, depois de colocarmos certamente o fio na tomada conectamos novamente os jacarés nos fios do motor e i então funcionou, de maneira que o eixo do motor começou a girar.

    2º atividade:
    Nesta foi utilizado o aparelho multímetro. primeiramente foi ligado o multímetro e colocado na posição v... 200 quando foi ligado os fios invertidos (preto com vermelho e vermelho com preto) o valor da energia foi variada entre -04,9 e 04,1 e depois quando foram ligados os fios nas cores iguais (preto com preto e vermelho com vermelho) a valor foi +00,4.
    Não houve nenhum problema na pratica da atividade e todo o grupo teve a mesma variação de energia.
    3º atividade:
    Foi ligado um interruptor com fonte e motor. Primeiro foi ligado um fio do interruptor com um fio do motor e outro direto com o gerador.
    Depois foi trocada a fonte e colocado uma de nove volts, podemos perceber depois da troca que a velocidade do motor foi bem mais rápida em relação à da fonte com menor quantidade de volts.
    4º atividade:
    Na pratica desta atividade foi utilizadas pequenas lâmpadas chamadas de “leds” _ light emitting diode; ou seja, luz emissor e iodo. Foram ligados os fios da led com os fios do gerador, na primeira tentativa não acendeu a led a meta utilizada foi inverter os fios, depois de invertidos a led acendeu.
    5º atividade:
    Os matérias utilizados na pratica dessa atividade foram: led, interruptor e gerador.
    Foi ligado a led com um fio no gerador e outro no interruptor. Um dos grupos ligou e não acendeu a led, a meta tomada pelo grupo foi de inverter os pólos; depois da troca a led acendeu.

    6º atividade:
    Nesta atividade foi utilizado o cooler_ uma espécie de mine ventilador, retirado do CPU de computadores _e gerador.
    Nesta prática foram ligados os fios do cooler com os fios do gerador na primeira tentativa o cooler não funcionou com a inversão dos fios o cooler funcionou, girando a hélice do cooler.
    Considerações finas: nesta aula pratica todos os alunos aprenderam muito, foi muito importante a realização dessa aula pratica, pois assim alem de aprendermos a utilizar, e o funcionamentos dos matérias também perdemos um pouco de medo de manusear os demais.

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  5. Alunas: Vanessa Pereira Ronn
    Daiane Tonetta Neitzhe
    Pamela Gabrielly Silva Gnoatto
    Eliene Da Luz Cordeiro Vieira

    Relatório de Aula Prática

    Introdução

    Este relatório tem por objetivo explicar como foi feito alguns experimentos feitos em sala de aula com a ajuda do professor para sabermos um pouco como funciona a eletricidade.

    Procedimentos

    Bom, primeiramente o professor organizou os materiais na mesa.
    Na primeira vez que nos direcionamos a mesa ligamos o fio do motor no fio do gerador,ou seja no jacarézinho.Depois que ligamos a chave o motor não funcionou e o dos outros grupos sim, mas trocamos os fios e o motor começou a girar.
    Logo depois pegamos um multímetro(equipamento usado para medir voltagens) e o colocamos na função V200. Medimos na primeira vez que deu 04,9 e depois invertemos os fios que deu 05,0.
    Colocamos os fios do motor no jacarézinhos a mesma coisa mas em um transformador de 9Volts que começou a girar mais rápido.
    Na outra vez que nos direcionamos a mesa foi usado uma lampadazinha em vez do motor. A nossa funcionou mas a dos outros grupos estavam queimadas. Foi ligado o jacaré preto no fio vermelho e o jacaré vermelho no fio preto.
    Depois foi feito A mesma coisa só que com um coller, equipamento usado em computadores e ele começou a produzir vento.

    Considerações finais

    Nós do grupo concluimos que quanto maior a voltagem mais o equipamento pode funcionar ou queimar se a voltagem dele for baixa. E também tiramos uma base de como a eletricidade funciona.

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  6. Alunas: Sara Caroline Seibert Marcelino, Angélica Macedo, Elizabeth Arruda, Carla Macedo da silva e Mychele Costa de Freitas.

    Introdução: este trabalho foi realizado em sala de aula como aula pratica para os alunos aprenderem a manusear e como funcionam os fios motores e geradores elétricos

    Relatório de aula prática:

    1º atividade:
    Foram ligados os fios do motor com os do gerador, em primeiros momentos o motor não funcionou, ao verificar o problema descobrimos que era o fio que sai do gerador que estava fora da tomada, depois de colocarmos certamente o fio na tomada conectamos novamente os jacarés nos fios do motor e então funcionou, de maneira que o eixo do motor começou a girar.

    2º atividade:
    Nesta foi utilizado o aparelho multímetro. primeiramente foi ligado o multímetro e colocado na posição v... 200 quando foi ligado os fios invertidos (preto com vermelho e vermelho com preto) o valor da energia foi variada entre -04,9 e 04,1 e depois quando foram ligados os fios nas cores iguais (preto com preto e vermelho com vermelho) o valor foi +00,4.
    Não houve nenhum problema na pratica da atividade e todo o grupo teve a mesma variação de energia.

    3º atividade:
    Foi ligado um interruptor com fonte e motor. Primeiro foi ligado um fio do interruptor com um fio do motor e outro direto com o gerador.
    Depois foi trocada a fonte e colocado uma de nove volts, podemos perceber depois da troca que a velocidade do motor foi bem mais rápida em relação à da fonte com menor quantidade de volts.

    4º atividade:
    Na pratica desta atividade foi utilizadas pequenas lâmpadas chamadas de “leds” _ light emitting diode; ou seja, luz emissor e iodo. Foram ligados os fios da led com os fios do gerador, na primeira tentativa não acendeu a led a meta utilizada foi inverter os fios, depois de invertidos a led acendeu.

    5º atividade:
    Os matérias utilizados na pratica dessa atividade foram: led, interruptor e gerador.
    Foi ligado a led com um fio no gerador e outro no interruptor. Um dos grupos ligou e não acendeu a led, a meta tomada pelo grupo foi de inverter os pólos; depois da troca a led acendeu.

    6º atividade:
    Nesta atividade foi utilizado o cooler_ uma espécie de mine ventilador, retirado do CPU de computadores _e gerador.
    Nesta prática foram ligados os fios do cooler com os fios do gerador na primeira tentativa o cooler não funcionou com a inversão dos fios o cooler funcionou, girando a hélice do cooler.

    Considerações finais: nesta aula pratica todos os alunos aprenderam muito, foi muito importante a realização dessa aula pratica, pois assim alem de aprendermos a utilizar, e o funcionamentos dos matérias também perdemos um pouco de medo de manusear os demais.

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  7. 9º ano

    Alunos:
    Deborah Paula Miranda Oliveira
    Claudilene Bierhals
    Ronaldo Alves de Souza

    Relatório de aula pratica

    Introdução
    Veremos como montar circuitos, os problemas que podem surgir e as soluções.

    Desenvolvimento
    Antes de tudo arrumamos o gerador,após isso montamos o circuito, o instrumento usado não ligou.Verificamos a chave, estava ligada mas o gerador não estava acionada a energia elétrica então acionamos o gerador a energia o que fez o instrumento ligar.
    Multimetro serve para fazer medidas elétricas
    Colocamos na função 200 v, o resultado foi 04,9 e 05,0 voltz invertemos o fio e o resultado foi -04,9 e -05,o voltz.
    Montamos outro cicuito ligado no gerador com
    04,9 voltz o motor girava de vagar, trocamos o gerador por um de 9 voltz o motor girava rapidamemte.
    OBS:Quanto maior a voltaguem maior a velosidade.
    Agora montamos um circuito com leds, após o circuito montado ligamos o gerador mas as leds não ligou então invertemos os fios e as leds pegou.
    OBS:Os fios tem que estar negativo com negativo e positivo com positivo para as leds funcionar.
    Montamos outro circuito com as leds aconteceu a mesma coisa, os fios estavam erados e as leds não ligou invertemos os fios e as leds funcionou normalmente.
    Montamos outro circuito agora com os cules, após montado o cule pegou mas se invertemos os fios os cules não ligara pois ficara negativo com positivo

    Considerações finais
    Vemos que os circuitos são faceis de fazer, mas surge alguns problemas e são faceis de resolver.Vimos tambem que os fios tem que estar iguais como negativo com negativo.

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  8. 9º ano

    Alunos:

    Denize Araújo de Almeida
    Letícia Vidal da Silva
    Bruna Ramos da Silva
    Renata Campos Yaoita


    Introdução:

    Neste trabalho iremos apresentar circuitos elétricos e seus problemas que ocorreram durante a montagem e as soluções que foram trabalhados em sala de aula.


    Primeiro circuito:


    No primeiro circuito há um motor e um gerador.
    Quando for ligar verificar as tomadas (a primeira vez que não funcionar deve ser que estava fora da tomada e a fonte desligada. Mas quando ligaram eles funcionaram, o motor ficou rodando).
    Usamos o multímetro que serve para medir a energia.Mede várias funções de eletricidade e se mede a voltagem.
    Colocamos a função de corrente contínua a 200 (v) volts.

    Com as mesmas polaridades:

    -4,9 e -05,0 em variação.

    Com polaridades diferentes:

    +04,9 .

    Segundo circuito:

    Neste circuito tem um gerador um motor e um interruptor.
    Após montarmos o circuito ligamos o interruptor onde o motor começou a gerar em uma fonte de 4,5(v).
    Depois ligamos um uma fonte de 9(v) onde o movimento é maior que o outro.


    Terceiro circuito:

    Neste circuito há um leds e um gerador.
    Montamos o circuito onde ele funcionou e percebemos que o leds só acende se as polaridades estiverem devidamente posicionadas.


    Quarto circuito:


    Neste circuito há um leds um interruptor e um gerador.
    Montamos o circuito e funcionou como o planejado e em outro grupo o circuito não funcionou.Então eles só inverteram os pólos.
    Obs.: Em nosso projeto o leds começou a esquentar devido o tempo em que estava ligado.

    Quinto circuito:Neste circuito há um gerador onde trocamos o leds por um coeler.
    Montamos o circuito e funcionou.

    Considerações finais:Se sobrecarregar o circuito com muitos motores e um gerador de pouca potência ele pode não funcionar e se o motor não funcionar eles deverão estar queimados, ou devemos trocar os fios de posição.

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