terça-feira, 18 de agosto de 2009

Prova dia: 19 de setembro de 2009.

PROGRAMA da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQjr)

Importância da Química no cotidiano.
Princípios da Química verde: meio ambiente sustentável
Química: origem e suas subdivisões.
Definições: matéria, corpo, objeto e átomo.
Elementos, símbolos e fórmulas.
Substâncias puras simples e compostas.
Fases e componentes de um sistema.
Estados físicos da matéria e as mudanças de estados físicos.
Sistemas homogêneos e heterogêneos.
Separação de misturas: filtração, decantação, centrifugação, destilação simples e fracionada.
Propriedades das substâncias.
Densidade.
Fenômenos físicos e fenômenos químicos.
Gráficos: Mudanças de estados físicos em substâncias puras e misturas.
Modelos atômicos: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
Número atômico.
Número de massa, número de prótons, elétrons e nêutrons.
Isótopos, isóbaros, isótonos.
Níveis e subníveis de energia.
Configuração eletrônica.
Histórico da Tabela Periódica.
Classificação atual dos elementos.
Configuração ao longo da tabela.
Família e período.
Introdução à regra do octeto.
Ligação iônica.
Características do compostos iônicos.
Ligação covalente.

Na Fase II, além dos conteúdos acima, inclui-se:
Estequimetria química.

4 comentários:

  1. Nomes:RONEILTOM CARDOSO DA SILVA
    TIAGO DE SOUZA
    HENRY WILLIAN NASCIMENTO DE OLIVEIRA
    NICANOR VIDAL DA SILVA

    Série:9 ano


    RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

    INTRODUÇÃO

    Adiante veremos vários tipos de circuitos ,
    que foram feitos em aula prática e assim aprofundaremos
    nossos conhecimentos.

    Pegamos o motor conectamos o jacarezinho e o motor não funcionou
    Por que a chave estava desligada. Depois foi ligado a chave e os motores
    funcionaram normalmente.
    Nós pegamos o multímetro giramos o botão do multímetro a 200 voltz
    depois ligamos na fonte para medir a voltagem que chegou a 0,49 voltz.
    E depois nós trocamos, e deu 05,0 negativo .
    Quando aumentamos a voltagem para 9 voltz , o motor aumenta sua
    velocidade.
    Nós pegamos a chave , um motor ,e o gerador conectamos a chave a
    fonte e ao motor , conectamos o fio da fonte ao motor e ligamos a fonte
    e o motor não funcionou ai ligamos interruptor no nosso circuito e o motor
    funcionou normalmente .
    A fonte menor que usamos é de 4,5 voltz.
    Pegamos a lâmpada ligamos ao gerador , e não acendeu porque a lâmpada estava
    queimada trocamos a lâmpada , ligamos novamente o gerador mais a lâmpada
    ainda não acendeu , e invertimos o fio e finalmente a lâmpada acendeu.
    Pegamos o leds e um interruptor e montamos um circuito e em primeiro
    momento não funcionou então tivemos que invertir os fios e daí , assim
    funcionou novamente .

    Pegamos cooler e conectamos a fonte e não funcionou , então tivemos
    que invertir os fios e o motor funcionou.


    CONCIDERAÇÕES FINAIS


    Nesse trabalho aprendemos varias coisas como,montar um circuito
    elétrico com cooller , leds.

    ResponderExcluir
  2. ALUNOS;GRACIELLI MARIANO DIAS
    VILMAR JOSE RATZ JUNIOR
    INGRID DOS SANTOS MATTOS E
    GEOVANI VIEIRA DOS SANTOS.



    RELATÓRIO DE CIENCIAS.




    INTRODUÇÃO:OS ALUNOS DO NONO ANO (A) FIZERAM UM TRABALHO SOBRE ELETRECIDADE COM O PROFESOR EDILSO.E VAMOS ESTAR FALANDO UM POUCO SOBRE O TRABALHO MAIS ABAIXO.

    MATERIAIS;GERADOR,MOTOR,LEDS,MULTIMETRO,INTERRUPTOR,FONTE DE 04.9 VOLTS E UMA MAIOR DE 9 VOLTS E O COOLER.


    1° PEGAMOS O MOTOR E CONECTAMOS OS FIOS NA MINE GARRA ,SO QUE O MOTOR NÃO LIGOU POR QUE A FONTE ESTAVA DESLIGADA.
    LIGAMOS A FONTE E MESMO ASSIM NÃO LIGOU,ENTÃO TROQUEMOS OS FIOS DE LUGAR,SO ASSIM LIGOU O MOTOR E ELE COMESÇOU A GIRAR.

    MULTIMETRO:SERVE PARA MEDIR A VOLTAGEM ELÉTRICA ETC...A VOLTAGEM DO MULTIMETRO TÊM QUE ESTAR EM V: 200.MEDIMOS ENTÃO A VOLTAGEM DO INTERRUPTOR QUE MOSTROU -04.9 E VARIOU PARA 5.0 V.MUDEMOS OS FIOS DO CONTADOR A DIFERENÇA FOI QUE SUMIU O SINAL DE MENOS.

    2° LIGAMOS O MOTOR NO GERADOR E O GERADOR NO INTERRUPTOR DE 04.9 V O MOTOR COMESÇOU A GIRAR EM UMA VELOCIDADE FRACA.ENTÃO O PROFESSOR EDILSO TROCOU A FONTE DO OUTRO GRUPO DE 04.9 V PARA UMA DE 9 VOLTS, A VELOCIDADE DO MOTOR DELES AUMENTOU MAIS QUE O NOSSO.OBSERVAMOS ENTÃO QUE QUANTO MAIOR A VOLTAGEM MAIS FORTE O MOTOR GIRA.

    3° LIGAMOS O GERADOR NO LEDS SÓ QUE O LEDS NÃO ACENDEU ENTÃO TROCAMOS OS FIOS DE POSIÇÃO,SÓ DAÍ QUE LIGOU ,E O LEDS ACENDEU.
    .,
    4° LIGAMOS NOVAMENTE O LEDS SÓ QUE DESÇA VEZ CONECTAMOS UM INTERRUPTOR.A LUZ DO LEDS ACENDEU,MAS DESSA VEZ TINHA UM INTERRUPTOR DE LIGA E DESLIGA.

    5°LIGAMOS O COOLER MAS NÃO FUNCIONOU,ENTÃO ENVERTEMOS OS FIOS SÓ DAI QUE FOI FUNCIONAR,E O COOLER COMESÇOU A VENTILAR.

    CONCLUSÃO: APRENDEMOS A MECHER COM ELETRICIDADE E COM MOTORES ELÉTRICO.

    ResponderExcluir
  3. Nomes:RONEILTOM CARDOSO DA SILVA
    TIAGO DE SOUZA
    HENRY WILLIAN NASCIMENTO DE OLIVEIRA
    NICANOR VIDAL DA SILVA

    Série:9 ano


    RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

    INTRODUÇÃO

    Adiante veremos vários tipos de circuitos ,
    que foram feitos em aula prática e assim aprofundaremos
    nossos conhecimentos.

    Procedimentos

    Pegamos o motor conectamos o jacarezinho e o motor não funcionou por que achave estava desligada,depois
    foi ligado a chave e os motores funcionaram normalmente.
    Nós pegamoso multímetro giramos o botão do mutímetro a 200 voltz depois ligamos na fonte para medir a voltagem e chegou a 0,49 voltz.
    E depois nós trocamos, e alcansou a 05,0 negativo.
    Quando aumentamos a voltagem para 9 voltz, o motor aumenta sua velocidade.
    Nós pegamos a chave, um motor, e o gerador conctamos a chave a fonte ao motor, o fio da fonte ao motor e ligamos a fonte e o motor não funcionou ai ligamos o interruptor no nosso circuito e o motor funcionou normalmente.
    A fonte menor que usamos é de 4,5 voltz.
    Pegamos lâmpada ligamos ao gerador, e não acendeu
    porque a lâmpada estava queimada trocamos a lâmpada,
    ligamos novamente o gerador mais a lâmpada ainda não
    acendeu, e invertimos os fios e finalmente a lâmpada acendeu.
    Pegamos o leds e um interruptor e motamos um circuito e em primeiro momento não funcionou então tivemos que invertir os fios e aí, assim funcionou novamente.
    Pegamos o cooler e conectamos a fonte e não funcionou, então tivemos que invertir os fios e o motor funcionou.

    CONCIDERAÇÕES FINAIS

    Nesse trabalho aprendemos varias coisas, como montar um
    circuito elétrico com cooler, leds.
    20 de agosto de 2009 13:18.

    ResponderExcluir
  4. ALUNOS;GRACIELLI MARIANO DIAS
    VILMAR JOSE RATZ JUNIOR
    INGRID DOS SANTOS MATTOS E
    GEOVANI VIEIRA DOS SANTOS.



    Relatório de aula pratica:


    Introdução

    Os alunos do nono ano fizeram um trabalho sobre eletrisidade com o professor Edilso.Vamos estar falando um pouco sobre trabalho mais abaixo.

    Materiais.

    Gerador,motor,leds,multimetro,interrupitor,font de 04.9 volts e uma maior de 9 volts e o cooler.

    1° Pegamos o motor e conectamos os fios na mine garra,só o motor não ligou por que a fonte estava desligada.Ligamos a fonte e mesmo assim não ligou,então troquemos os fios de lugar,só assim ligou o motor e ele comesçou a girar.


    Multimetro:serve para medir a voltagem elétrica etc...A voltagem do multimetro tem que estar em v:200.Medimos então a voltagem do interruptor que mostrou -04.9 e variou para 5.0v.Mudemos os fios do contador a diferença foi que sumiu o sinal de menos. 2°Ligamos o motor no gerador e o gerador no interruptor de 04.9v o motor comesçou a girar em uma velocidade fraca.Então o professor trocou a fonte do outro grupo de 04.9v para uma de 9v,a velocidade do motor deles almentou mais do que o nosso.Observamos então que quanto maior voltagem mais o motor gira. 3°Ligamos o gerador no leds só que o leds não acendeu então trocamos os fios de posição,só dai que ligou,e o leds acendeu. 4°Ligamos novamente o leds só que desta vez conectamos um interruptor.A luz do leds acendeu,mas dessa vez tinha um interruptor de ligar e desligar. 5° Ligamos o cooler mas não funcionou,então envertemos os fios só dai que foi funcionar, e o cooler começou a ventilar. Conclusão:Aprendemos a mecher com eletricidade e com motores elétricos.

    ResponderExcluir